Colegiado

O Colegiado da Escola estava desativado desde 2008 e vimos a necessidade de trazer a comunidade escolar e local para mais próximo das atividades burocráticas e pedagógicas da escola, e o melhor caminho seria através da eleição do colegiado.


PLANO DE AÇÃO IMPLANTAÇÃO/REVITALIZAÇÃO DE CONSELHO ESCOLAR
 
Justificativa
                
                   Ter um Conselho Escolar atuante e participativo em qualquer escola é de fundamental importância, pois é através dele que muitas decisões relevantes para o benefício da comunidade escolar e local serão definidas.                   
                    A escola e seus atores tem todo um respaldo legal para criar e manter um Conselho Escolar atuante em que toda a comunidade participe da gestão tornando-a cada vez mais democrática. Também não deixa de ser um auxílio para a Direção que quando articulada pode beneficiar todos.
                   Num primeiro momento é preciso conquistar a comunidade escolar e locar, depois, através de ações concretas trazê-los a participar das reuniões mostrando todos os benefícios que a escola pode conquistar com um Conselho Escolar atuante e presente. Também é preciso de uma direção que dê espaço para tal fazendo-os sentirem-se a vontade para opinarem e entenderem que eles são cidadãos com direitos e deveres.

Esse cidadão não apenas sabe escolher bem os governantes, mas assume sua condição de sujeito, exercendo seu papel dirigente na definição do seu destino, dos destinos de sua educação e da sua sociedade. Nessa perspectiva, ser cidadão, como dizia Paulo Freire, é o ser político, capaz de questionar, criticar, reivindicar, participar, ser militante e engajado, contribuindo para a transformação de uma ordem social injusta e excludente. (Livro I, MEC e parceiros).

                   Sendo assim a gestão da escola precisa abraçar esta causa: conscientizar a comunidade escolar e local do seu papel para conquistar uma educação de qualidade para seus filhos e as gerações que virão; e o colegiado tem tudo para estas conquistas.

Ações desenvolvidas

1.    Reunião Agosto 08/08/2010
DIVULGAÇÃO E DISCUSSÃO DO PPP, DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E ELEIÇÃO DO COLEGIADO.
            Com a presença dos professores, alunos do ciclo II, funcionários, direção, coordenação e comunidade local a reunião deu início no horário programado onde a diretora fez os primeiros informes logo depois a vice-diretora Cássia Regina Pacheco explicou resumidamente sobre o que é um Projeto Político Pedagógico ressaltando a importância do mesmo para a comunidade local.  Também foi apresentado as metas do PPP atual para analisar as que foram alcançadas e as que não foram, por que e o que poderia ser feito pra cumpri-las. Poucos participantes falaram, alguns deram sugestões de ações par melhorar o aspecto físico da escola e a qualidade do ensino:
·         Pintura da escola
·         Construção de uma quadra poliesportiva
·         Ampliação dos banheiros
Foi explicado pela vice-diretora sobre a importância do Colegiado e que a escola não tinha um, assim aproveitando a reunião elegeríamos o mesmo nesse momento. Após a explicação houve alguns voluntários de representantes dos pais , alunos do EJA, professores, pessoal de apoio, secretaria, como não havia representantes da comunidade local ficou para se eleger na próxima reunião , os outros foram eleitos titular e suplente.

2.    Reunião Novembro 29/11/2010
            A reunião deu início às 14:10 com a presença da direção, pais, alunos, professores, alunos do ciclo II.
            A palavra inicial foi da direção com alguns informes, depois a vice-diretora com a palavra reforçou sobre a importância do Projeto Político Pedagógico para a escola e da participação de toda a comunidade escolar e local. Depois falou resumidamente das ações que foram programadas para o projeto de intervenção, as que forma executadas e as que não foram e apresentadas justificativas.
            Foi solicitada a presença dos componentes do colegiado para serem apresentados.
            Para construção da quadra foi sugerido que o colegiado se mobilizasse em reunir-se com o Rotary e a SMED para que fossem definidas metas com prazos definidos.

3.    Reunião Dezembro 11/12/2010
REVITALIZAÇÃO DO COLEGIADO
PAUTA
1.    Mensagem
2.    O Projeto Político Pedagógico e a importância da participação de todos os envolvidos direta e indiretamente na escola.
3.    Importância de um Colegiado atuante (revitalização do colegiado)
·         Funções e consolidações do Colegiado
·         Questionamentos a cerca da importância do Colegiado.
·         Construção de uma educação de qualidade social.
4.    Avaliação Institucional do PPP.
5.    Considerações finais.
                   Com um número considerável de participantes a reunião foi iniciada dando alguns informes pertinentes, logo depois a vice-diretora falou a respeito do PPP e do Colegiado. Utilizando o material fornecido pelo curso de especialização foi apresentado como o colegiado pode participar da vida da escola em todas as instâncias.
 

Relatos dos integrantes do Conselho Escolar

Fale sobre a importância que o colegiado tem para a escola e qual a sua participação nesse processo.

Sueli Gomes – Representante Professores
      Sabemos que o papel do colegiado é ampliar a participação de representantes da comunidade e que todos atuam a partir do compartilhamento de responsabilidades nas ações voltadas para o desenvolvimento da educação.
      Sou representante legal deste colegiado e percebo que o espaço institucional é para o diálogo e a troca de experiência, entre o diretor e os representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar e local.
      Nesta perspectiva, um caminho para a construção de uma escola pública participativa e democrática.
Edna Lima – Diretora
      O Colegiado é importante porque é uma forma de gestão na qual a direção é compartilhada por um conjunto de pessoas com igual autoridade, que reunidas decidem sobre a melhoria da escola.
      O Colegiado favorece a implementação de uma nova prática gestora, e o maior objetivo é levar o aluno ao desenvolvimento do saber, da cidadania e da consciência crítica.
      O papel do gestor é manter uma atitude confiante com a vida, com a comunidade escolar, tentando sempre ter uma atitude honesta e autêntica.
      O gestor democrático deve exercer uma liderança que incentive a autoconstrução, o compromisso e a responsabilidade no processo educacional.
      Cabe ao gestor coordenar as relações entre a comunidade escolar, visando uma educação de qualidade; democrática e participativa entre todos da Unidade Escolar.
Cássia Regina Pacheco – Vice-diretora
      O colegiado é a forma mais democrática de se dirigir uma escola, pois através do mesmo pode-se exigir transparência em todas as ações realizadas. A comunidade escolar e local pode participar de todas as decisões referentes à escola de forma ativa.